Ações Promocionais para Rádios Jornalísticas: 10 estratégias para sua emissora

Ações Promocionais para Rádios Jornalísticas: 10 estratégias para sua emissora

Muitas rádios possuem certo receio com promoções que envolvam sorteios de prêmios. Entretanto, o que poucos percebem é que existem outras ações promocionais para rádios jornalísticas ainda mais efetivas. Pensando nisso, criamos este texto para facilitar sua equipe comercial e artística na comercialização e criação de espaços publicitários na sua emissora. 

Antes de tudo, é importante falarmos sobre o papel das ações promocionais para rádios jornalísticas. O primeiro passo para implementá-las é vincular a figura do ouvinte a um cliente do seu veículo de comunicação e um potencial consumidor dos seus anunciantes. Quando você passa a vê-lo dessa forma, torna-se mais fácil criar, vender e valorizar espaços promocionais, bem como na discussão de pautas por parte dos jornalistas. 

Tenha em mente um fato importante: seu ouvinte confia na sua emissora e a encara como uma referência de credibilidade para informação, como também para indicação de empresas que ele possa vir a se tornar cliente. 

Quem trabalha no meio, acaba encarando promoções como algo exclusivo para rádios musicais ou que não possuam a informação como seu “carro-chefe”. Entretanto, quando levamos em conta que nossa audiência também compra e busca na rádio uma referência, é possível experimentar e buscar ações promocionais para rádios jornalísticas que envolvam interatividade, fidelização e compromisso com o público. 

Mais do que dar prêmios, a publicidade promocional em veículos informativos busca algo a mais. Seja converter por mais tempo o ouvinte nos canais da emissora; auxiliar na sua capacitação profissional; incentivá-lo a interagir na sua programação; contar suas histórias; conscientizá-lo sobre seu papel transformador; gerar reflexão sobre pautas factuais ou até mesmo entender suas necessidades a fim de criar canais de conteúdos sob demanda e personalizados. 

Leia também: Marketing Boca a Boca para Rádios: descubra caminhos para estimular essa estratégia na sua emissora

Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas ações promocionais para rádios jornalísticas que envolvem essa fidelização e credibilidade, sem perder a essência de comunicação de emissoras informativas. Vamos lá? 

Ações Promocionais para Rádios Jornalísticas: Cupons de Descontos

Começamos com uma opção que virou rotina nos últimos anos. Tanto pela praticidade, como também pela necessidade social de pagar menos e economizar. Não importa qual classe social é o foco da sua rádio, todo mundo gosta de descontos. E, sim, podemos generalizar, nesse caso. 

Nas rádios, os cupons de descontos possuem diferentes benefícios. Sempre destacamos a possibilidade de mais pessoas se beneficiarem de um mesmo “prêmio”. Os sorteios costumam premiar uma ou poucas pessoas. Com os cupons, isso não ocorre. 

Além disso, os cupons de descontos são excelentes campanhas de exclusividade e que envolvam fidelização. No tom de “essa oferta você só encontra na nossa rádio”, você consegue demonstrar ao seu público que busca sempre oferecer o melhor. Ser audiência da sua emissora é um diferencial.

Os cupons de descontos para anunciantes também geram um impacto muito positivo na percepção de resultado no investimento em rádio. Nossa dica é usar os cupons de descontos para aumentar vendas em períodos de baixa nas empresas que anunciam na sua rádio. Ou seja, se você vai ofertar um desconto numa churrascaria, por exemplo, procure pensar com seu anunciante quais dias é comum haver uma redução de clientes. 

Além disso, o cupom de desconto pode ser usado como uma estratégia de relacionamento com ouvintes. Você pode programar automações de marketing na sua emissora presenteando ouvintes em datas comemorativas ou enviando descontos exclusivos para aquelas audiências cativas da sua rádio. 

Ações Promocionais para Rádios Jornalísticas: Sistema de Pontos 

Entre as ações promocionais para rádios jornalísticas que merecem destaque está o famoso clube de vantagens. Eles são formas interativas que geram proximidade com o público, possibilitando que ele converta para diferentes canais da sua emissora e participe ativamente da sua programação. 

Além da possibilidade de você ter um canal com dezenas de benefícios exclusivos, uma boa opção é criar um sistema de pontuação em que, ao acumular x pontos, o ouvinte poderá trocar por algum prêmio. A ideia é, justamente, fazer com que o ouvinte acompanhe sua rádio ou acesse determinado canal para resgatar e ir acumulando pontos. 

Ao fim, o ouvinte troca os pontos pelo benefício. Nossa dica é criar uma rotina de pontuação, com frequência definida para troca de prêmios e uma gama de possibilidades de resgates de benefícios para os ouvintes. 

Conheça o Cadena Online: ferramenta completa para gestão de ações promocionais e audiência

Ações Promocionais para Rádios Jornalísticas: Senhas Premiadas

Esse tipo de ação promocional para rádios jornalísticas pode envolver o tradicional sorteio, mas o torna mais criativo e participativo. Basicamente, para seu ouvinte concorrer, ele deve anotar ao longo da sua programação ou através das redes sociais, frases, palavras ou até mesmo quantas vezes uma vinheta foi ao ar. 

Ao fim, sua rádio elenca quem acertou e premia com algo. Pode ser um prêmio individual para todos que acertaram ou um sorteio entre os participantes que responderam de forma correta. 

Nossa dica é fazer esse informe de senhas ou ganhadores em um canal exclusivo do seu site ou em algum momento mais leve da sua programação, como um programa esportivo ou de entretenimento. 

Concurso Cultural

Tão popular como os sorteios, o Concurso Cultural também merece nossa atenção nesta seleção de ações promocionais para rádios jornalísticas. Para o meio informativo, essa estratégia é um trunfo para conhecer seu público e ter histórias para contar. Muitas vezes, nesses relatos podem surgir pautas profundas para sua equipe de jornalistas. 

Por isso, crie ações que envolvam essa participação dos ouvintes e valorize cada história que chega até você. Utilize canais digitais para divulgá-las e possibilite a interação dos ouvintes, seja na escolha do melhor relato, como também na identificação com aquela situação retratada. 

Nossa dica é criar algum projeto editorial que envolve essa “contação de histórias”. O podcast é uma grande alternativa. Você pode receber ouvintes para darem depoimentos ou até mesmo trazer para debate alguns relatos recebidos que envolvam situações cotidianas enfrentadas por inúmeras pessoas. 

Tenha uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de Concursos Culturais

Bolsas de Estudo

Essa é uma daquelas dicas que você pode juntar várias estratégias de publicidade para rádio em uma. Sempre na época de vestibulares é comum ocorrer aulões ou cursos preparatórios para as provas. Uma grande sacada que sua rádio pode ter é criar um conteúdo patrocinado por algum centro de educação e, ao longo desses conteúdos, premiar espectadores com bolsas de estudos. Essa premiação pode ocorrer seguindo a estratégia de senhas, concursos culturais ou de inscrições em sorteios.

Indo além, existem possibilidades de bolsas de estudos que envolvam capacitação profissional ou até mesmo outras línguas. Você pode incluir essa premiação de bolsas de estudos ao longo da sua programação quando passar, por exemplo, uma reportagem sobre a busca de profissionais por novas alternativas durante a pandemia. Ao fim, seu locutor pode informar que o centro de ensino que passou na reportagem está com x vagas abertas de bolsas parciais e totais. 

Estudo Online

Você na Rádio

Muitos ouvintes têm curiosidade e vontade de participarem mais ativamente das emissoras. Uma forma prática de tornar isso mais atrativo é tendo um canal aberto para participações, sugestões, dicas ou até mesmo pedidos de pautas. 

Quando vamos para as ações promocionais para rádios jornalísticas, isso pode ser realizado através das visitas à sua rádio. Entretanto, mais do que apenas receber seus ouvintes e apresentar sua estrutura, você pode promover esse momento com parcerias comerciais. 

Ao receber os ouvintes, por exemplo, você pode oferecer um coffee-break patrocinado, em que cada um deles receberá um cupom de desconto para consumir no patrocinador. Além disso, ao fim da visita, você pode dar de presente kits também ofertados por anunciantes. 

Você possibilita uma fidelização e proximidade com a audiência, sem deixar de tentar convertê-la para outras empresas que apoiam seu negócio. 

Leia também: Publicidade para Rádio: 8 formatos e tendências digitais para sua emissora

Ações Beneficentes

Talvez esse seja um dos tipos de ações promocionais para rádios jornalísticas mais empáticas e de valor que as emissoras possam promover. Elas atendem uma demanda social e estimulam uma mudança de comportamento dos ouvintes e anunciantes para o apoio à instituições e ONGs. 

Ações beneficentes são sempre uma via de mão dupla. Quando você se propõe a ajudar alguém, você recebe o bem em troca. E qualquer ação nesse quesito estimula outras pessoas a fazerem o mesmo. 

Quando vamos para o âmbito empresarial, ações beneficentes são oportunidades de inspirar anunciantes a fazerem o mesmo ou participarem ativamente da estratégia que sua rádio se propõe a fazer. 

Assim, você engaja anunciantes, conscientizando-os que vender valor se constrói com consciência e movimentos de transformação. 

Eventos Patrocinados 

No caminho de criar oportunidades para trabalhos em conjuntos, uma grande dica de ações promocionais para rádios jornalísticas está no apoio a eventos ou organização de eventos patrocinados. E quando encaramos eventos, logo vem à mente os de entretenimento, shows e lives musicais. Entretanto, é importante ter claro que existe uma ampla gama de possibilidades fora desse nicho, como eventos corporativos, feiras, congressos, premiações. 

Sua emissora jornalística pode se aproveitar de factuais e necessidades dos ouvintes para criar oportunidades comerciais relacionadas a eventos patrocinados. Neste momento em que tudo está no online, nossa dica é buscar segmentar esses eventos patrocinados. E não precisa pensar numa superprodução. Uma live, reunindo autoridades em temas e alguns anunciantes, já torna-se uma grande chance de construir conteúdo de qualidade e sob demanda. 

Com essa estratégia, você possibilita alcançar uma gama específica de público, podendo, inclusive, realizar pesquisas para compreender o que eles esperam da sua emissora. Para os ouvintes, nossa sugestão é criar ações promocionais para distribuição de ingressos gratuitos ou com descontos exclusivos.  

Leia também: O que você precisa saber antes de criar promoções para rádio

Votações Premiadas

Sabe quando você está querendo compreender a opinião do seu público sobre determinado assunto? Ou quando busca mudar sua programação e renovar formatos? Ou até mesmo compreender o que seu público espera da rádio? Recompense-o pela participação! 

É simples, rápido e prático. A pessoa votou numa enquete, respondeu uma pesquisa ou emitiu sua opinião sobre algum tema, automaticamente, ela ganha algo ou concorre à algum prêmio. 

Essa é uma daquelas ações promocionais para rádio jornalísticas que ajudam em diferentes demandas da emissora. Você pode conhecer seu público, entender o que ele pensa e como seu veículo de comunicação pode evoluir para gerar ainda mais audiência. 

Nossa dica é pensar essa ação em conjunto com o anunciante parceiro. Montar essas perguntas a fim de atender alguma demanda que a empresa que investe em você também esteja interessada. Claro, respeitando todos os aspectos legais da LGPD e deixando claro para seu ouvinte como os dados serão utilizados. 

Canal VIP 

Por fim, mas não menos importante, destacamos o Canal VIP como uma grande tendência de ações promocionais para rádios jornalísticas que chegou no Brasil para ficar. No mundo, são diferentes veículos que possuem um espaço de conteúdos e promoções exclusivas para determinados espectadores. 

Esse Canal VIP pode ser através de assinaturas, como os serviços de streaming, ou também uma bonificação para aqueles ouvintes que mais interagem com sua rádio. Ele pode conter conteúdos em multiformatos sob demanda, parcerias com outros meios de comunicação, como também, descontos e premiações exclusivas apenas para quem faz parte deste espaço.

Fale com a Cadena e construa o Canal VIP da sua rádio 

Gostou da nossa seleção de ações promocionais para rádios jornalísticas? Tem alguma outra estratégia efetiva que deu certo na sua emissora? Então, conte para gente nos comentários abaixo. 

Se você curtiu nosso texto, não deixe de compartilhar com seus conhecidos e continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *